Câncer de mama: principais sintomas e formas de prevenção

por Denyha - 05/10/20
Veja outros Posts

Câncer de mama: principais sintomas e formas de prevenção

Câncer de mama: principais sintomas e formas de prevenção

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer
pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

Portanto, como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar também é um fator protetor.

Fonte: www.inca.gov.br

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar